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A origem da batata

A batata é um tubérculo originário do continente americano que os espanhóis levaram para a Europa no século XVI. A difusão da batata em outros continentes ocorreu através da colonização realizada pelos países europeus, inclusive no Brasil. Por suas qualidades nutritivas, por se adaptar facilmente a qualquer tipo de solo e por possibilitar centenas de combinações que resultam em sabores diferentes, a batata é, atualmente, o 4º alimento mais consumido em todo o mundo, após o arroz, o trigo e o milho.

Valor Nutritivo

No Brasil, a batata possui uma imagem de que é altamente rica em calorias, fazendo com que muitas pessoas deixem de consumi-la. Na realidade, a batata possui menos de 1% de gordura e é uma excelente fonte de proteínas, fibras, ferro, vitamina C, sais minerais, fósforo, potássio, magnésio e flúor.

Propriedades Medicinais

A batata também auxilia no combate à tosse (xarope de batata), à dor de estômago (batata ralada e coada), na eliminação de dor de cabeça e irritações na pele (aplica-se rodelas de batata crua no local) e, por ser um alimento rico em potássio, previne cãibras.

Previne a prisão de ventre

Tanto a fibra solúvel como a insolúvel nas batatas, aumenta o volume das fezes, ajudando a prevenir a prisão de ventre e diminuindo a absorção de colesterol. Além disso, o teor de fibra também ajuda a proteger contra o câncer de cólon.

Mantém o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue

O conteúdo de fibras presente nas batatas ajuda a retardar a absorção de amido no intestino e, assim, manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade

Auxilia o sistema nervoso

A vitamina B6 desempenha várias funções no nosso sistema nervoso, muitas das quais envolvem funções neurológicas (células cerebrais). A vitamina B6 é necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo para o outro. Os neurotransmissores que requerem a vitamina B6 são a serotonina, cuja ausência está ligada à depressão, a melatonina (hormônio necessário para um boa noite de sono) e epinefrina enorepinefrina, hormônios que nos ajudam a responder ao stress e GABA, que é necessária para a função normal do cérebro.

Ajuda a saúde cardiovascular

A vitamina B6 desempenha um papel extremamente importante na metilação, um processo químico no qual os grupos metílicos são transferidos de uma molécula para outra. Muitos eventos químicos essenciais no corpo são possibilitados através da metilação, como os genes que podem ser ligados e desligados desta forma. Isto é particularmente importante na prevenção do cancro uma vez que um dos genes que pode ser ligado e desligado é o gene supressor tumoral, p53. Uma outra forma em que a metilação ajuda a prevenir o cancro é unindo os grupos metílicos de substâncias tóxicas para torná-los menos tóxicos e promover a sua eliminação do corpo. A metilação é também importante para a saúde cardiovascular. Ela transforma uma molécula potencialmente perigosa chamada homocisteína em outras substâncias benignas. Uma única batata cozida também irá fornecer-lhe 11,7% do valor diário de fibra, mas lembre-se que a fibra de batatas está principalmente localizada na sua pele.

Aumenta a performance atlética

A vitamina B6 também é necessária para a quebra do glicogênio, a forma em que o açúcar é armazenado nas nossas células de músculo e no fígado, desempenhando um papel fundamental no desempenho atlético e na resistência. Estas informações não têm como objetivo servir de aconselhamento médico e não deverão nem poderão ser seguidas como substituto de consulta médica. Elas não têm caráter médico e não devem ser seguidas sem a consulta de um profissional.

Você conhece o nosso óleo de palma?

Nossas batatas são fritas em óleo de palma, que é menos calórico e fonte de vitamina E. Um poderoso antioxidante, o óleo ajuda na reconstrução da pele, além de ter uma alta concentração de tocotrienóis, elementos que protegem a cútis e reparam os danos sofridos na pele.
A vitamina A é outro antioxidante presente, fazendo do óleo um elemento de prevenção da oxidação celular e da reconstrução das células que foram prejudicadas.
Possui vitaminas D e K, que potencializam os cuidados por meio de ação antibacteriana, hidratante e nutritiva. O óleo também ajuda a combater acne e inflamações.

Dicas para comprar batatas de qualidade

Batatas que já estão começando a brotar podem dar diarréia e até gastrite, devido à solanina que nelas se desenvolve, tóxica para o ser humano. Se tiverem manchas esverdeadas, é sinal que tomaram sol, deixe-as de lado, pois, fatalmente, serão amargas. Quanto mais novas forem as batatas, melhores serão.

Guarde-as sempre em lugares escuros, frescos e arejados e nunca na geladeira, pois o frio as torna adocicadas. Para calcular a quantidade de batatas a ser usada em determinado prato, leve em conta seu rendimento que varia para cada preparação. Um quilo de batatas rende cerca de 400 g de batata frita.

Entre comprar batatas lavadas ou com terra, se tiverem a mesma qualidade, fique com as sujas, pois durarão mais. Batatas de polpa branca são as melhores para serem utilizadas em nhoques e purês, pois são mais farinhentas. As de polpa mais amarela são as indicadas para serem assadas. Para fritar, escolha as de casca amarela.

Não se intimide na hora de comprar e aperte as batatas. Dê preferência por aquelas que estejam bem firmes. A casca deve ser lisa e fina. Não compre as que estiverem manchadas ou com buracos.

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